Jogos Exclusivos para PS5 e Xbox Series X. O que esperar?

Uma nova geração de consoles está prestes a começar. Com ambos os consoles, tanto o PS5 quanto o Xbox Series X, com previsão de lançamento para o final de 2020, os fãs de games já estão eufóricos para uma vez mais se juntar a esta guerra de consoles.

Além da comparação de preços e hardware, um detalhe que geralmente pesa bastante na hora de escolher qual console comprar é a presença de jogos exclusivos no lançamento. Afinal, de nada vale um videogame com um hardware potente caso ele não possua bons jogos exclusivos em seu lançamento. E os fãs geralmente levam a questão da exclusividade bastante a sério: afinal, precisam ser convencidos de qual console tem mais a oferecer.

Nas últimas gerações, a Sony, desenvolvedora do PlayStation, parece ter se dado melhor quando o assunto é exclusividade. O PS5 contou com títulos exclusivos como God of War, Spider-Man, Uncharted 4, The Last of Us Part II, Days Gone etc. Mas será que a Microsoft, que também possui bons exclusivos, como Halo, Forza Motorsport, Gears of War e outros, vai deixar barato?

Se você deseja saber o que esperar em relação a jogos exclusivos para os dois principais consoles — o PlayStation 5 e o Xbox Series X — desta nova geração que está por vir, continue lendo este artigo e descubra o que cada desenvolvedora está planejando para o seus novos consoles!

Jogos exclusivos confirmados para o PlayStation 5

A Sony, como é tradição nos lançamentos de seus consoles, já apresentou alguns promissores jogos exclusivos para o PS5. Até o momento, o que parece ter mais empolgado os fãs foi o game Spiderman Miles Morales, uma sequência para o badalado Spider-Man (2018), lançado para PS4. A princípio não ficou muito claro se o jogo seria uma DLC ou um jogo totalmente novo. Porém, tudo indica que se trata, sim, de um game à parte, tão grande quanto o primeiro e com uma história totalmente nova. A grande novidade é a presença de Miles Morales como protagonista, personagem dos quadrinhos que ganhou popularidade após a animação Homem-Aranha no Aranhaverso (2018).

Outra sequência exclusiva para o PS5 anunciada foi Horizon: Forbidden West, continuação de Horizon: Zero Dawn (2017), um dos maiores sucessos do PS4. Programado para ser lançado não na janela de lançamento, mas em 2021, o game uma vez mais coloca o jogador no controle de Aloy, uma caçadora de máquinas num mundo aberto pós-apocalíptico.

Outro exclusivo do PS5 já confirmado é Ratchet & Clank: Rift Apart, décimo segundo jogo da franquia Ratchet & Clank. Ainda não se sabe muito da história do jogo, mas a qualidade gráfica e tecnológica impressiona. Isso porque o jogo demonstra muito bem a funcionalidade do novo SSD de ultra-velocidade do PS5, que permite um carregamento e uma renderização muito mais rápida. Isso significa mais partículas no cenário, mais coisas acontecendo ao mesmo tempo e praticamente o fim das telas de loading!

Jogos exclusivos confirmados para o Xbox Series X

A Microsoft Games, ciente da importância dos exclusivos, também já anunciou alguns títulos.  Destaque para Halo Infinite, previsto para o ano de 2021. Trata-se do sexto título da franquia Halo, a principal série do Xbox, e traz uma vez mais como personagem principal Master Chief, um supersoldado ciberneticamente aprimorado.

A recepção do game dividiu os fãs da franquia, pois a promessa é de um “reboot espiritual”, consertando os problemas do passado, trazendo novos jogadores e recuperando os antigos fãs da franquia. A novidade de o jogo se passar em mundo aberto é bastante atrativa. Porém, o game recebeu diversas críticas pelo visual que, segundo os que se posicionaram de forma negativa, não estaria à altura da nova geração. A 343 Industries, desenvolvedora de Halo Infinite, rebateu as críticas afirmando que o jogo ainda não estava em sua fase final de desenvolvimento.

Outro exclusivo anunciado pela Microsoft foi Senua’s Saga: Hellblade II, sequência de Hellblade: Senua’s Sacrifie (2017), lançado para o Xbox One. O trailer sugere que o novo será uma sequência direta do anterior, se passando logo após o final do primeiro. Espera-se, portanto, que o jogo mantenha a temática baseada na mitologia nórdica e celta. Ainda não há muitas informações sobre o jogo, além da notícia de que ele usará o motor gráfico Unreal Engine 5, da Epic Games, e a engine física Havok, da própria Microsoft. Os gráficos, portanto, certamente serão um grande atrativo, além do suposto mundo aberto do game.

Por fim, convém mencionar o anúncio de Fable 4, surpreendendo os fãs da franquia, uma vez que já não se ouvia falar desta popular série de RPG, aventura e fantasia havia muito tempo. Porém, o teaser divulgado não revela muito do game. Apenas que… ele terá fadas e sapos. E que… sapos engolem fadas.

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

1 comentário

  • […] de não ser tanto o foco na Microsoft, a empresa vem investindo em alguns exclusivos nos últimos anos. Exemplos mais conhecidos são as […]

Deixe seu comentário