Hashtags no TikTok – Como funcionam e como descobrir as mais usadas?

O TikTok é, sem sombra de dúvidas, a rede social do momento. Focado na publicação e no compartilhamento de vídeos curtos, ele permite que os usuários não só gravem e compartilhem vídeos, mas também facilmente o editem! E as hashtags, no TikTok, desempenham um papel importantíssimo.

As possibilidades de edição vão desde acelerar ou desacelerar determinado trecho, colocar uma música em segundo plano, aplicar um filtro etc. A possibilidade — e a facilidade — da edição permite que os tiktokers (como são chamados os usuários da plataforma) explorem ao máximo suas criatividades, com o intuito de viralizar e alcançar um grande público, tornando-se populares na plataforma.

E é justamente aí que as hashtags entram. Elas servem para indicar qual é a tendência do momento na rede social em questão. Logo, seguir o que está em alta no TikTok é uma maneira de chegar ao topo e ganhar mais seguidores.

Portanto, se você quer saber como funcionam as hashtags no TikTok e como descobrir as melhores e mais usadas, continue lendo este artigo de hoje e aprenda a ganhar mais engajamento nesta rede social do momento!

Como funcionam as hashtags do TikTok?

O TikTok é uma rede social bastante dinâmica. A todo instante novas tendências surgem, desaparecem, reaparecem, desaparecem novamente etc. As tendências vão desde memes e comédias a vídeos mais sérios. Há também os chamados duetos, que permitem aos usuários adicionar um vídeo de sua autoria a um outro vídeo.

As hashtags do TikTok servem justamente para indicar quais são as principais tendências do momento. Por exemplo, no momento da escrita deste artigo, uma das hashtags em tendência no TikTok é a #finalsupresa, com 212 milhões de compartilhamentos. Nela, os usuários começam a contar alguma história, usando a própria voz ou as legendas do aplicativo, com uma música de fundo. Porém, ao final do vídeo há uma quebra de expectativa, com um final totalmente inesperado para a história. Há um recorte no vídeo, e o usuário aparece dançando com a revelação do final surpresa.

 

 

 

 

 

Por se tornar uma hashtag em tendência, é sinal de que muitos usuários estão assistindo e curtindo as produções desse tipo. Logo, os tiktokers que participarem da hashtag alcançarão um maior público, ganhando mais curtidas e seguidores. E assim a hashtag vai inflando, até ser substituída por outra hashtag do momento.

Além da visibilidade que as hashtags possibilitam, elas também permitem que os usuários estabeleçam uma comunidade de fãs e seguidores. Isso porque você pode criar suas próprias hashtags! Esta é uma estratégia que várias celebridades, presentes no TikTok, utilizam para alcançar sua base de fãs!

 

 

 

 

 

As hashtags também servem para que os usuários descubram vídeos relacionados a determinado tópico. Por exemplo, se ele gosta de ver vídeos sobre culinária, ele pesquisará por tópicos como “culinária”, “cozinha”, “gastronomia” etc. Transformar estas palavras-chaves em hashtags permitirá que seu perfil apareça nos resultados de pesquisa destes usuários.

Como descobrir as melhores hashtags?

É claro que a melhor maneira de descobrir as hashtags do momento é conferindo no próprio aplicativo quais são as mais populares. Na janela “descobrir” você terá acesso às principais hashtags do momento.

 

 

 

 

 

Porém, apenas seguir as tendências pode ser um pouco frustrante. Isso porque nem sempre o seu perfil vai ficar entre os mais populares.

O ideal é focar seu perfil em determinado nicho, seguindo hashtags mais específicas. Por exemplo, dedicar o perfil a hashtags de desafios. Dessa forma, sempre que um novo desafio se tornar tendência na plataforma, os seus seguidores lembrarão de você e ficarão ansiosos pela sua versão do desafio em questão. Já se o seu perfil for, por exemplo, sobre futebol, criar hashtags relacionadas ao esporte é uma boa opção.

Uma vez definido o “tema” do seu perfil, há ferramentas que permitem você criar e descobrir hashtags relacionadas a determinado tópico. Um deles é o aplicativoHashtag Generator for TikTok, que permite não só pesquisar por hashtags existentes, mas também gerar novas.

A forma como ele funciona é simples: você insere o tópico de seu vídeo e ele gera uma série de hashtags que você pode utilizar para alcançar um maior público. Confira um exemplo de sugestões de hashtags relacionadas a “culinária” que o aplicativo sugere:

Tome apenas cuidado para não usar muitas hashtags, pois o TikTok pode achar que você está apenas criando spam na plataforma. Dessa forma, o resultado poderá ser o oposto do esperado: em vez de sugerir mais seu perfil, este cairá cada vez mais no limbo do esquecimento!

Se as hashtags que você está utilizando estão sendo úteis ou não, apenas o tempo dirá. Comece a anotar as hashtags utilizadas nos vídeos com mais visualização. Faça, também, comparações: um vídeo com X hashtag, outro vídeo com Y. O vídeo que tiver mais visualizações é porque tem um público maior procurando pela hashtag dele.

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

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